

Nutrir de Quê?
Você tem fome de quê?

Nutrir de Quê?
Projetos individuais ou corporativos.

Nutrir de Quê?
Vamos ressignificar os alimentos!
Poética do Alimento: Obra Alimentar
Nosso ponto de partida é a desconstrução da ideia "mecanicista alimentar", onde o alimento é enxergado biologicamente como mero combustível destinado ao homem, concebido como máquina. Essa teoria, além de demonstrar-se restrita e simplista, reduz a relação homem-alimento a uma forma de "comportamentalismo alimentar", onde estímulo e resposta condicionam o corpo humano a um processo biologicamente necessário, mas totalmente mecânico e ausente de qualquer reflexão estética, histórica ou cultural .
Análise de Filmes Onde o Alimento É o Principal Protagonista
-
Simplesmente Martha (Bella Martha / Mostly Martha)
Quando me propus a escrever neste blog, lembrei o motivo pelo qual me apaixonei pela alimentação: colocar o alimento como protagonista em situações artísticas e cotidianas. Acredito que o alimento seja o elo de muitas relações e gosto de vê-lo como o personagem principal. Hoje, falarei sobre o filme "Simplesmente Martha".
Não sou crítica de cinema e nem me proponho a ser. Quero apenas enaltecer como a alimentação e a gastronomia podem mudar o olhar entre as pessoas e dizer muito sobre cada um. Algo me chamou a atenção quando assisti novamente ao DVD: a comparação com o que vivemos hoje nesta época de pandemia.
Temos duas culturas que se envolvem: a de Martha, uma moça alemã, chef de um importante restaurante, que insiste em dizer que a precisão é um dos ingredientes principais de uma cozinha, e Mario, um novo cozinheiro contratado, italiano, que traz toda a latinidade em seu trabalho. Vemos aqui dois mundos que reagem de maneira totalmente diferente à mesma situação, lembrando muito o que ocorre com a pandemia, onde, diante de um mundo globalizado, tudo volta para a sua essência local, algo que ficou escondido como um DNA familiar.
Assim como uma guerra, a gastronomia consegue trazer o que há de mais íntimo de cada um, o que te traz segurança, um colo materno. Voltando ao filme, Martha tem sua vida profissional totalmente virada ao avesso. Sua sobrinha, agora órfã, vem morar com a tia solteira e viciada em seu trabalho, algo que lembra as mães hoje trabalhando em casa, cuidando de seus filhos sem escola e vendo todo o seu mundo já adaptado ser sacudido. A insegurança sobre o amanhã e a morte (neste caso, de sua irmã) são ingredientes presentes neste mundo de abril de 2020.
Como sou otimista e, de certo modo, romântica, acredito na alquimia dos sabores, na dança e movimento de mãos e corpos em uma cozinha, trazendo vida em meio ao caos. "Simplesmente Martha" é um filme atual, positivo e que harmoniza graciosamente com o tempo em que vivemos.
%20(3).png)
Título Original: Simplesmente Martha (Bella Martha / Mostly Martha)
Países de Origem: Alemanha/Itália/Áustria/Suíça, 2001
Direção: Sandra Nettelbeck
Roteiro: Sandra Nettelbeck
Elenco: Martina Gedeck, Sergio Castellitto, Maxime Foerste, Sibylle Canonica, Katja Studt, Oliver Broumis, August Zirner, Ulrich Thomsen, Diego Ribon

"Segundo Marinetti, ao ingerir suas obras alimentares, o fruidor tornava-se ele mesmo uma obra de arte, reduzindo, cada vez mais, o espaço físico e simbólico entre a obra e seu público."
Projeto Nutrir de quê?
Durante a pandemia de Covid-19 em 2020, criei o projeto Nutrirdeque, questionando: "O que nutre o seu corpo e sua alma?" Movida pela inquietação em falar sobre alimentação usando a arte como ferramenta, junto com meu mestre João Pirahy, produzi vídeos de arte que refletiam sobre questões contemporâneas relacionadas aos alimentos.
Produções
-
Festival Imarp de Videodança: Você Tem Fome de Quê?
-
Produção do vídeo-dança "Da Mandioca à Tapioca".
-
Poema musicalizado sobre as fases da vida da mulher: "Do Milho à Pipoca – Da Menarca à Menopausa".
-
A transformação de um corpo, da semente com todo seu potencial, porém ainda rígida e lisinha, para um corpo delicioso com formas e gosto.

.jpeg)

.jpeg)